INSCRIÇÕES ABERTAS
TALK 1
TALK 2
Antonio de Pádua Serafim atua com as áreas de saúde mental, neuropsicologia, personalidade e violência em contextos clínicos e forenses.
Dessa forma posso falar de uma maneira geral sobre os transtornos mentais e como impactam na vida das pessoas
Neuropsicologia relaciona-se ao estudo do funcionamento cerebral e os processos psicológicos como a inteligência, memória, atenção, emoção, aprendizagem, traumas cerebrais como TCE, e doenças como as demências, AVC. etc). Atualmente estou estudando os efeito cognitivos da chamada Covid longa
Em personalidade estudo as características (traços psicológicos) e o comportamento, por exemplo, comportamento violento, fanatismo, transtornos da personalidade, psicopatia…
Na violência estudo tanto o agressor quanto à vítima (por exemplo, violência sexual).
TALK 4
TALK 5
TALK 6
Camila de Lira Santos (Universidade de Munique)
É doutora em Estudos da Linguagem pela Universität Europa Viadrina, na Alemanha, sob orientação da Prof. Dra. Konstanze Jungbluth e pela Universidade Federal Fluminense, sob orientação em co-tutela da Prof. Dra. Monica Maria Guimaraes Savedra. Durante o doutorado, desenvolveu pesquisa de campo na Alemanha, tendo recebido, bolsa de pesquisa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) ao participar do Programa de Co-Tutela no Exterior. É mestra em Alemao como Língua Estrangeira pela Ludwig Maximilian Universität, na Alemanha. Concluiu, em 2013, a pesquisa de mestrado intitulada Orthographieerwerb des brasilianischen Portugiesisch bei bilingualen (deutsch-brasilianisch) Kindern in München", em que lidou com aquisição ortográfica da escrita formal, através da relação grafofônica entre as línguas de contato Português como Língua de Herança e Alemão. Possui graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua e Literatura Alemã - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo concluído o curso em 2006. Participou de pesquisa científica Elo Brasil Portugal, coordenado pela Prof. Dra. Christina Märzhäuser. No ano de 2012. É membro do Grupo de Pesquisa de Português como Língua de Herança. Também é membro da diretoria executiva do SEPOLH (Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança) e coordenadora da Associação linguarte e.V. e dedica-se a diferentes projetos sobre o bilinguismo, como cursos de formação, palestras e atividades em conjunto com outras associações em prol do Português como língua de herança. Atua como professora de português para estrangeiros, português como língua de herança e alemão para estrangeiros em Munique e região.
TALK 7
TALK 8
TALK 9
TALK 10 - Acessibilidade Digital na USP