Simpósios

SP01 - Cognição, Aquisição da Linguagem e Ensino das Línguas 

Alice Pereira Santos 

Coordenadora

Professora do Instituto Federal de São Paulo, desde 2014. Possui graduação em Letras (Bacharelado Português / Linguística - 2006; Licenciatura Português / Linguística - 2006) pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu sua pesquisa de Mestrado (conclusão: 2010) e de Doutorado (conclusão: 2016) em Filologia e Língua Portuguesa. Atua  principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa; linguística, morfologia histórica e formação de palavras.

SP02 - Cognição e Culturas

Cláudia Roberta Tavares Silva

Coordenadora

Graduada em Letras (2000) e doutora em Linguística (2004) pela Universidade Federal de Alagoas, tendo realizado o doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade Nova de Lisboa no período de 2003 a 2004, e é pós-doutora em Linguística (estágio Sênior no Exterior/CAPES) pela Universidade de Lisboa. Em 2018, desenvolveu uma pesquisa sobre contato linguístico na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique É também pesquisadora de dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, a saber: a) o Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN)/UFAL e b) o Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA)/UFAPE. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Letras e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de Teoria e Análise Linguística, centrando a atenção no campo da sintaxe, da morfossintaxe, da variação linguística e do contato linguístico

SP03 - Cognição e Literaturas

Charles Borges Casemiro

Coordenador

Doutor em Letras - Literatura Portuguesa (2019) pela FFLCH da Universidade de São Paulo; Mestre em Letras - Literatura Comparada (2004) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo; Bacharel em Linguística (1992) pela FFLCH da Universidade de São Paulo; Bacharel e Licenciado em Letras Português (1992) pela FFLCH e FEUSP da Universidade de São Paulo; Docente e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - São Paulo (2014 =>) nos cursos de Licenciatura em Letras - Português, Outras Licenciaturas e Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio; Docente da Rede Privada de Ensino Médio em São Paulo entre os anos 1990 e 2014; Docente da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo entre os anos 1988 e 1995; Membro do Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP (GELIFSP); Editor-Gerente da Revista Metalinguagens (IFSP); Editor da Estige Editorial Ltda; Parecerista ad hoc em diversos periódicos acadêmicos; Parecerista de Projetos Acadêmicos do IFSP-SP. Área de Concentração: Discurso Literário em Língua Portuguesa. Narrativa Contemporânea - Romance Contemporâneo. Discursos Estéticos Narrativos, Colonialidade e Identidades Culturais.

SP04 - Cognição, Pragmática e Superdiversidade (On-line)

Xiang Zhang

Coordenador

Lecturer (Assistant Professor) in the Bachelor's and Master's Degree Programmes in Chinese-Portuguese/Portuguese-Chinese Translation and Interpretation at Macao Polytechnic University. His research interests include Theory and practices of translation (Chinese-Portuguese), Portuguese as a Additional Language, Chinese as a Heritage Language in Brazil, Cognitive Translation Studies, Cognitive Processes in Translation.

SP05 - Cognição, Gramática e discurso

Jussara Abraçado

Coordenadora

Professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva: na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra. Margarida Salomão. É editora associada da revista Gragoatá, desde 2018. É membro do Grupo de Investigação Linguagem, cognição e sociedade, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Atua na coordenação do Grupo de Pesquisa Galego e Português, que reúne pesquisadores brasileiros (da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e espanhóis (da Universidade de Santiago de Compostela), e na coordenação do Núcleo de Estudos Linguísticos sobre o português em Uso (PorUs), integrado por pesquisadores da UFF, USP, UFES e UESB. É também coordenadora do Projeto Gramática do Português da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), que reúne

Nilza Barrozo Dias

Coordenadora

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga. Cursou um ano do doutorado na University of Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Thompson. Fez Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal, sob supervisão do Professor Doutor Augusto Soares, Semântica Cognitiva. É, atualmente, Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino de Graduação e na Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente em: Variação e Mudança; Gramaticalização; Funcionalismo; Semântica Cognitiva e interface Gramática versus Interação. Possui inúmeros trabalhos publicados em sua área de interesse.

SP06 - Cognição e Corporeidade

Jorge Luiz F. Abrão

Coordenador

Jorge Luís Ferreira Abrão é Professor Titular do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Direito pela Fundação Educacional do Município de Assis (2019), mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004) e Livre-docência em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). É membro pleno da Sociedade Brasileira de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História e Epistemologia da Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, criança, autismo, história e educação. 




Profª. Drª. Ludmila Guimarães 

Coordenadora

Ludmila dos Santos Guimarães é Professora Associada I da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. Pós-doutoranda em Linguística, USP. Pós-doutorado em Ciência da Informação, PPGCI-UFRJ. Doutor em Ciência da Informação-PPGCI/UFRJ. Mestre em Ciência da Informação/UnB, graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF, Especialização em Tecnologia pela UFRJ. Atua na área de Organização do Conhecimento. Ministra as disciplinas de Organização do Conhecimento I e II, no curso de graduação de Biblioteconomia e a disciplina Comunicação Científica no mestrado profissional em Medicina/HIV. Tem experiência na área de Ciência da Informação com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: bases e banco de dados, informação em ciência e tecnologia, sistemas de informação e representação eletrônica de documentos. E na área educacional em Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Coordenadora Adjunta de Educação a Distância UAB/CAPES da UNIRIO de 2010 a 2015. Coordenadora de Políticas Estudantis da UNIRIO de 2016 a 2019.Membro da Câmara Técnica de Capacitação de Recursos Humanos do CONARQ-MJ desde 2010. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Organização/Produção do Conhecimento Científico e Institucionalidades Positivas. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais desde março de 2017. 




SP07 - Aspectos cognitivos do Contato Linguístico

Andreia Sanchez Moroni

Coordenadora

Andreia Moroni é professora da Faculdade de Educação da Universidad Internacional de La Rioja – Unir, na Espanha. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, Brasil, e em Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pela Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Desde 2010, pesquisa e promove o português como língua de herança na comunidade brasileira residente na Catalunha, Espanha. Membro do Centro Universitário de Sociolinguística e Comunicação (Centre Universitari de Sociolinguística i Comunicació, CUSC) da UB, do grupo de pesquisa MultiFaRE – Multilinguismo em Contextos Familiares, Religiosos e Educacionais, da Rede IsF – Idiomas sem Fronteiras e do Observatório de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua. É cofundadora da Associação de Pais de Brasileirinhos da Catalunha (APBC), onde foi presidente na gestão de 2015-2017. Nesse período, ganhou o Prêmio Ponto de Memória do Instituto Brasileiro de Museus para realizar ações de museologia social junto à APBC. Desde 2018, dá aulas de português como língua de herança. É uma das realizadoras e a responsável pela elaboração das provas das Olimpíadas do Português como Língua de Herança do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona. Também é tradutora, editora, autora de livros infantis e contadora de histórias.

Andreia Moroni é professora da Faculdade de Educação da Universidad Internacional de La Rioja – Unir, na Espanha. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, Brasil, e em Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pela Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Desde 2010, pesquisa e promove o português como língua de herança na comunidade brasileira residente na Catalunha, Espanha. Membro do Centro Universitário de Sociolinguística e Comunicação (Centre Universitari de Sociolinguística i Comunicació, CUSC) da UB, do grupo de pesquisa MultiFaRE – Multilinguismo em Contextos Familiares, Religiosos e Educacionais, da Rede IsF – Idiomas sem Fronteiras e do Observatório de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua. É cofundadora da Associação de Pais de Brasileirinhos da Catalunha (APBC), onde foi presidente na gestão de 2015-2017. Nesse período, ganhou o Prêmio Ponto de Memória do Instituto Brasileiro de Museus para realizar ações de museologia social junto à APBC. Desde 2018, dá aulas de português como língua de herança. É uma das realizadoras e a responsável pela elaboração das provas das Olimpíadas do Português como Língua de Herança do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona. Também é tradutora, editora, autora de livros infantis e contadora de histórias.

Camila de Lira Santos

Coordenadora

É doutora em Estudos da Linguagem pela Universität Europa Viadrina, na Alemanha, sob orientação da Prof. Dra. Konstanze Jungbluth e pela Universidade Federal Fluminense, sob orientação em co-tutela da Prof. Dra. Monica Maria Guimaraes Savedra. Durante o doutorado, desenvolveu pesquisa de campo na Alemanha, tendo recebido, bolsa de pesquisa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) ao participar do Programa de Co-Tutela no Exterior. É mestra em Alemao como Língua Estrangeira pela Ludwig Maximilian Universität, na Alemanha. Concluiu, em 2013, a pesquisa de mestrado intitulada Orthographieerwerb des brasilianischen Portugiesisch bei bilingualen (deutsch-brasilianisch) Kindern in München", em que lidou com aquisição ortográfica da escrita formal, através da relação grafofônica entre as línguas de contato Português como Língua de Herança e Alemão. Possui graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua e Literatura Alemã - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo concluído o curso em 2006. Participou de pesquisa científica Elo Brasil  Portugal, coordenado pela Prof. Dra. Christina Märzhäuser. No ano de 2012. É membro do Grupo de Pesquisa de Português como Língua de Herança. Também é membro da diretoria executiva do SEPOLH (Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança) e coordenadora da Associação linguarte e.V. e dedica-se a diferentes projetos sobre o bilinguismo, como cursos de formação, palestras e atividades em conjunto com outras associações em prol do Português como língua de herança. Atua como professora de português para estrangeiros, português como língua de herança e alemão para estrangeiros em Munique e região. 


SP08 - Cognição, braille e audiodescrição

Saulo César Paulino e Silva

Coordenador

Atualmente, é pesquisador no grupo de estudos "Linc", coordenado pela Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes na FFLCH-USP. Trabalha em seu projeto de pós-doutorado, "O processamento de metáforas equativas audiodescritas por cegos congênitos e o mapeamento por fMRI". Entre 2018 e 2020, realizou outro pós-doutorado no Instituto de Física da USP, desenvolvendo o projeto "A audiodescrição sob a lente da fMRI", sob supervisão do Prof. Dr. Said Rabbani e com bolsa do CNPq. De 2015 a 2017, concluiu um projeto de pós-doutorado, financiado também pelo CNPq (processo 163058/2015-6), intitulado "Audiodescrição como acessibilidade ao deficiente visual", também sob supervisão da Profa. Dra. Maria Celia Lima-Hernandes, na FFLCH. Obteve seu doutorado em Linguística Aplicada em 2005 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com tese sobre "A construção de identidades sociais do aluno com deficiência visual nas conversas sobre textos", apoiada por bolsa CAPES. Concluiu seu mestrado em Língua Portuguesa na mesma instituição em 1996, desenvolvendo a dissertação "Leitura, subjetividade e construção de sentido" com uma bolsa do CNPq. Formou-se em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1992.

Adriana Leite A. Souza


Coordenadora

Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa na FFLCH/ USP e membro do grupo de pesquisa LinC/ USP (Linguagem e Cognição), coordenado pela profª Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, e da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP). Possuo Mestrado em Linguística pela Universidad de León (Espanha), Licenciatura em Letras pelo Unibero e Pedagogia, além de Bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Unesp. Com interesse em metáforas, atualmente, pesquiso estilos de aprendizagem em pessoas cegas (baixa visão e congênitas)

SP09 - Cognição e neurociência (On-Line)

Lennie Bertoque

Coordenadora

Lenie Bertoque é formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso e tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, realiza pós-doutorado na UFSCar em colaboração com a Università Roma Tre. Professora na UFMT, Lenie atua nos cursos de Letras, Jornalismo e Direito, além de participar em pós-graduação lato sensu. Seu trabalho envolve pesquisa e extensão em Linguística Funcional e Cognitiva e Ensino de Português, abordando temas como linguagem e inteligência artificial, e metodologias de ensino. Coordena o Grupo de Estudos "Linguagem e Cognição Araguaia" na UFMT e participa de projetos internacionais sobre estudos da língua portuguesa. É também presidente da Associação "Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste" para o biênio 2023-2024.


SP010 - Inclusão e desenho universal da aprendizagem

Andreia Schmidt

Coordenadora

Psicóloga (UFPR), Mestre em Educação Especial (UFSCar) e Doutora em Psicologia Experimental. Bolsista Produtividade do CNPq e pesquisadora associada do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Professora Associada do Departamento de Psicologia da USP Ribeirão Preto. Estuda a aquisição de repertórios verbais por crianças pré-escolares, incluindo estudos sobre a organização de contingências inclusivas para desenvolvimento de vocabulário na Educação Infantil.

Cássia G. Sofiato

Coordenadora

Ca´ssia Geciauskas Sofiato é docente da Faculdade de Educação e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP e pós-doutorado pela Universidade do Porto. Desenvolve a sua atividade de pesquisa, docência e orientação de trabalhos acadêmicos (Mestrados, Doutorados e Pós-Doutorados), no âmbito da Educação de Surdos, História da Educação de Surdos, Estudos Surdos e Educação Especial áreas nas quais conta com diversos trabalhos publicados e comunicações apresentadas no Brasil e em outros países

SP011 - Infâncias e direito à aprendizagem  (Híbrido)

Anna Karolina M. Oliveira

Coordenadora

Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Ao longo do primeiro ano de mestrado, foi financiada pela Capes sob regime de dedicação exclusiva. Cursou Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola na mesma faculdade e, durante a graduação, dedicou-se exclusivamente à pesquisa científica por dois anos, auxiliada no primeiro ano pelo CNPq e no segundo ano pela Fapesp. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas áreas de Linguística Funcional e Linguística Cognitiva. Atualmente, tem interesse no processo de aquisição de linguagem funcional em crianças no espectro autista.

Keylla Saes    

Coordenadora

Doutoranda em Engenharia da Computação na Escola Politécnica USP, mestre em Sistemas de informação pela EACH-USP (2018) com pesquisa nas áreas de Big Data e Inteligência Artificial, pós-graduada em Master Business Information Systems Executivo (2008) pela PUC-SP, pós-graduada em Administração de banco de dados Oracle (2004) pela FIAP e graduada em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu (2002). Possui mais de 22 anos de experiência em TI, com foco em gestão e desenvolvimento de sistemas com ênfase Dados, Analytics e Inteligência Artificial.



SP012 - A perspectiva sociocognitivo-discursiva e crítica nos estudos da linguagem: gerando inteligibilidades sobre temas contemporâneos (Híbrido)

Tânia Gastão Saliés

Coordenadora

Tânia Gastão Saliés é professora titular de Linguística na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde ela ministra cursos na Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa.  Possui PhD. e Mestrado em Linguística pela  Oklahoma State University, tendo  já atuado na Pós-graduação em Linguística Aplicada da Ball State University, do Centro de Comunicação Intercultural da Indiana University at Purdue e da PUC-Rio.   Publicou livros, artigos e capítulos de livros em Linguística Cognitiva Aplicada e Linguística da Internet.  Seus interesses de pesquisa incluem a análise do discurso em contextos variados, inclusive o digital  e o ensino-aprendizagem de línguas sob a perspectiva sociocognitiva discursiva e crítica.

SP13 – Cognição e Alzheimer: Linguagem, Consciência e Memória (online)

Jan Edson Rodrigues Leite 

Coordenador

Professor Titular de Linguística e Português na Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Letras Modernas e em Direito. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde defendeu tese na área de Linguística Cognitiva. Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral em Linguística Cognitiva, na University of Louisiana at Lafayette (EUA). É docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB. Tem experiência em Linguística Cognitiva e Semântica, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: processamento e compreensão de inferências, deficits linguístico-cognitivos, integração conceptual e cognição espacial.

Mônica Maria Soares Santos

Coordenadora

Pesquisadora, integrante do projeto no IEA/USP sob coordenação da Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, é especialista em linguística aplicada e teórica. Com graduação e mestrado em Letras, pela Universidade Federal de Sergipe e doutorados em Letras e Linguística pelas universidades de São Paulo e Évora - Portugal, respecitivamente.  Seu percurso inclui estudos sobre a influência da música na cognição de idosos com Alzheimer em Portugal e no Brasil, avaliação de políticas de alfabetização e letramento no Brasil e a dinâmica do Português como Língua de Herança entre brasileiros em Portugal. Este conjunto de pesquisas sublinha sua contribuição ao campo da linguística, explorando temas desde a audiodescrição e metáfora situada até o impacto da música na linguagem e políticas educacionais.

SP14Linguagem e Cognição em Perspectivas

Renata Barbosa Vicente 

Coordenadora

Renata Barbosa Vicente atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de pós-graduação acadêmico PROGEL na Linha 1 - Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas. É doutora e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição e Sociedade - LINCS na FFLCH-USP e vem atuando no projeto guarda-chuva Projeto Universal CNPq 2022/2025 [Processo: 423337/2021-1]: Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição? estudo contrastivo, junto à equipe interdisciplinar. É líder do grupo de pesquisa Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição ? LATEC com produção destacada no campo da Cognição. Dedica-se aos estudos de cognição e linguagem, tendo interesse em neurociência, pesquisando temas sobre inputs e outputs provocados pelos gatilhos mentais, sobre memória e Alzheimer. Tem grande interesse pela pesquisa-ação e coordena projeto de extensão para a terceira idade (melhor idade). Orienta trabalhos interdisciplinares no âmbito do letramento digital e tecnologia digital a favor da leitura e escrita. Foi presidente evento Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - VII SIMELP (2019) 

SP15Produção  de Livros Acessíveis Braille e Audiolivros

Bárbara Carvalho

Coordenadora

Cláudia Scheer

Coordenadora

SP16Desenvolvimento Cognitivo e Baixa Visão

João Ricardo Melo Figueiredo 

Coordenador

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É Mestre em Linguística pela mesma instituição (2007) e Doutor em Linguística também pela UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Funcionalismo. Além de dedicar-se aos estudos linguísticos, também tem interesse pela temática da educação especial, com ênfase na educação de pessoas cegas e com baixa visão. Foi Diretor-Geral do Instituto Benjamin Constant, eleito e re-eleito (2015-2022); em sua gestão criou o Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - DPPE, implantou o Curso de Mestrado Profissional na Temática da Deficiência Visual, a pós-graduação lato-sensu e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, além da implementação do Processo Eletrônico e do Planejamento Estratégico Institucional No IBC, foi Diretor do Departamento de Educação (2011-2015) onde implementou uma política de contratação de professores por concurso público. Atualmente é Professor Titular do IBC, atuando na educação básica e no Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual, além de ofertar capacitação para professores em âmbito nacional e orientar e atuar na produção de material didático especializado. Foi Coordenador de Disciplina no Curso de Pós Graduação em Educação Especial da UNIRIO, docente do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UNIRIO e do Curso de Ortóptica do Uni-IBMR. Em sua tese de doutorado, pesquisou o desenvolvimento linguístico de narrativas orais de alunos da educação básica com cegueira e baixa visão.